quinta-feira, 21 de junho de 2012

Minhocário



A turma da professora Paula fez um minhocário hoje e colocou umas minhocas, conforms orientações da Apoema! Estamos todos curiosos para ver  os trajetos feitos por elas. Em breve colocaremos fotos aqui.  A turma de parabéns pelos seus trabalhos. Abraços!

No. 29 - 08/09/2009

Materiais que podem ser confeccionados na escola: minhocário e mini hortinhas
Construa com seus alunos (ou para você mesmo ter em casa/apartamento) um minhocário e mini hortinhas para cultivar temperos e chás. Confira!

Materiais que podem ser confeccionados na escola: minhocário e mini hortinhas
Bere Adams

- Confecção de um minhocário

Materiais necessários para cada minhocário: Uma garrafa PET de 2 litros e uma menor. brita ou pedrinhas, terra, saco de lixo preto, minhocas.


Procedimentos: Corte a garrafa PET tirando o bocal. No fundo da garrafa PET coloque brita (não há necessidade de furar o fundo). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com água e tampa) dentro da garrafa PET cortada. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Após terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as minhocas não são acostumadas com claridade. Não é necessário molhar, pois a garrafinha com água fornece umidade para a terra, a não ser que seja uma região de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns resíduos orgânicos sobre a terra para alimento das minhocas. Depois de dias, ao tirar o saco de volta da garrafa, poderemos observar os caminhos das minhocas bem definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas.

- Confecção de mini hortinhas com garrafas PET

Materiais necessários: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes.


Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da “barriga” da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e é só cultivar com cuidado.  Como suporte podemos usar caixas de ovos para que não fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes suportes poderão ser substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da água pelos furinhos da garrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário